Blog de um benfiquista. Fala-se do glorioso (obviamente) mas fala-se também de situações do dia a dia com as quais embirro solenemente.

18
Mai 09

Caro Rui,

Em primeiro lugar deixa-me exprimir a minha admiração pelo teu Benfiquismo sempre expresso nas atitudes que tiveste ao longo da tua carreira de jogador.

Dito isto acho que neste final de época que todos esperávamos que fosse melhor tens uma grande oportunidade para marcar a diferença também nesta tua carreira de dirigente desportivo: mantém o treinador até ao final do seu contrato e dá-lhe todo o apoio que ele precisa no inicio da próxima época quando acontecer o primeiro resultado negativo (seja esse momento quando for).

O Benfica teve 15 treinadores nos últimos 14 anos. Alguns deles treinadores de prestigio que antes e depois de terem treinado o Benfica tiveram resultados positivos noutros clubes. Uns Portugueses (Jesualdo, Fernando Santos, Toni),  outros estrangeiros (Trapattoni, Koeman, Jupp Heinkes, Camacho, etc). Nenhum à excepção de Trapattoni consegui vencer e mesmo este despediu-se (ou foi despedido) após a conquista do título.

Não levar o contrato do Quique até ao fim será retomar novamente este ciclo do eterno recomeço e dos projectos sempre adiados. É certo que Quique cometeu erros, alguns deles graves, sendo provavelmente o maior de todos o facto de ter mantido como segunda ou terceira escolha durante dois terços do campeonato o melhor ponta de lança que o Benfica teve nos últimos 25 anos (desde Magnusson que não vi nenhum ponta de lança no Benfica com o faro para o golo e a espontaneidade de remate que Cardozo tem). Como estes últimos 11 jogos provaram se a equipa jogar para ele, Cardozo retribui com golos. E isso, meu caro Rui é algo muito precioso no futebol de hoje.

No entanto estes últimos jogos do campeonato mostraram um Quique finalmente mais flexível tacticamente, mais adaptado ao futebol Português e se não houvesse uma quebra anímica na equipa após a derrota com o Guimarães (que é algo que no Benfica infelizmente acontece frequentemente devido a este processo de autofagia que nos consome permanentemente) acho que teríamos um final de época digno e que, embora já não desse para o primeiro lugar, tenho a certeza que nos levaria ao segundo e consequentemente às pré eliminatórias da champions.

A postura do Quique na forma como sempre abordou as questões, na forma como deu a cara, na forma como, enfim, reagiu a esta semana negra na vida do Benfica antes do jogo com o Braga merecem que o Benfica seja um clube digno e honre o contrato que tem.

Todo o folclore que houve nesta semana não é digno da história e do prestigio do Benfica. O Benfica não deveria contactar com nenhum treinador enquanto tem contrato válido com Quique e muito menos com o treinador da equipa com quem vai jogar no fim de semana um jogo decisivo para a qualificação das duas equipas.

Não sei se houve ou não contactos com Jorge Jesus. Se os houve é pena para o prestigio da instituição Benfica (como costuma dizer o nosso presidente), se não os houve deveria ter havido uma comunicação pública e enérgica tua ou do presidente a garantir que não tinha havido nenhum contacto com Jorge Jesus ou com os seus representantes. Em qualquer dos casos o Benfica falhou.

Por tudo o que disse anteriormente acho que a medida mais sensata para o futuro do nosso clube é manter Quique mas mantê-lo com o apoio necessário e não como aconteceu ao Fernando Santos no final da época 2006-2007.

Isto mostrará a todos (jornalistas, adeptos “pseudo vips”, candidatos e putativos candidatos a presidentes, etc) que o Benfica é gerido de dentro para fora e não de fora para dentro e também que tu, meu caro Rui, és um dirigente de outra estirpe e que contigo o Benfica encontrou finalmente um rumo, uma estratégia e um projecto (coitada desta palavra tantas vezes usada no futebol Português).

Despedir Quique agora e ir buscar outro treinador (seja Jorge Jesus ou Scolari ou outro) implica recomeçar tudo de novo: novas metodologias de treino, novos esquemas tácticos, etc.

Confio que tomarás a decisão correcta.

Saudações Benfiquistas

publicado por papoila saltitante às 15:44
sinto-me:

Maio 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
19
20
21
22
23

24
26
27
28
29
30

31


gloriosaesfera
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Lista blogs futebol
blogs SAPO